Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Menina de 8 anos morre por insuficiência respiratória e médico descobre estupro após necropsia; polícia investiga

Caso aconteceu na cidade de Buritirama, no oeste do estado. Polícia investiga autoria do crime.

Uma criança de 8 anos morreu no último sábado (29), em Buritirama, no oeste da Bahia, por insuficiência respiratória em decorrência de uma infecção. Após a morte, foi descoberto que a menina foi estuprada e que a infecção surgiu em uma perfuração intestinal causada pela violência.

Segundo o delegado Mirosvaldo Menezes, responsável por investigar o caso, a criança era saudável, e há cerca de 15 dias apresentava dificuldades para respirar. "No dia 27 houve um agravamento do quadro clínico e ela foi levada para a emergência do hospital da cidade. Por fim, a garota foi transferida para o HO [Hospital do Oeste] e acabou falecendo".

De acordo com o delegado, o estupro só foi descoberto na necropsia. "Quando se fez o exame foi constatada a perfuração no intestino. Além disso, o médico legista identificou vestígios intensos e lesões grandes de atividade sexual na vagina e ânus da criança, e isso causou a perfuração", explicou.

Com base nos exames, o legista concluiu que os problemas para respirar que a menina apresentava foram decorrentes da infecção. À polícia, o médico disse que a perfuração deve ter ocorrido entre 7 e 10 dias antes de a garota dar entrada no hospital. O corpo dela foi enterrado no final tarde de domingo (30).

O delegado disse que a suspeita é de que o autor do crime seja da própria família da criança. A perícia aguarda resultado de coleta de material para tentar encontrar vestígios que possam identificar traços de DNA do suspeito. O delegado evitou falar nomes para não atrapalhar as investigações.

Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/crianca-de-oito-anos-morre-por-insuficiencia-respiratoria-apos-estupro.ghtml