Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Hospitais de Coimbra batem recorde de transplantes hepáticos

De Janeiro até agora foram realizadas 74 operações deste género, mais três do que em 2013.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) bateu este ano o recorde de transplantes hepáticos, com 74 operações deste tipo, ultrapassando o registo de 71 transplantes efectuados em 2013.

Até esta quarta-feira, o CHUC realizou 74 transplantes hepáticos este ano (64 em adultos e dez em crianças), superando o número operações de 2013, que eram, até agora, o melhor registo da instituição, sublinha o hospital numa nota de imprensa. Das 74 operações realizadas este ano, dez "foram resultado da técnica de split [bipartição de um fígado para dois receptores]", sublinha o CHUC.

O programa de transplantação hepática de Coimbra foi iniciado em 1992, tendo nesse mesmo ano sido efectuadas cinco operações. De 2012 para 2013, o CHUC conseguiu quase duplicar o número de transplantes anuais, tendo passado de 38 para 71 procedimentos. 2012 foi também o ano em que a componente pediátrica da unidade foi reactivada.

A Unidade de Transplantação Hepática Pediátrica e de Adultos do CHUC, liderada por Emanuel Furtado, realizou recentemente um autotransplante de fígado, uma cirurgia inovadora e rara em todo o mundo.

Fonte: PUBLICO.pt