Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

ANS publica dados dos planos de saúde referentes ao segundo trimestre

Estão disponíveis no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) os dados e indicadores do setor de planos de saúde referentes ao segundo trimestre de 2016. Os dados podem ser acessados por meio de diferentes ferramentas a partir do item Perfil do Setor no menu da página inicial do site da Agência. Nessa área é possível consultar informações que mostram a evolução do número de beneficiários, de operadoras e de planos de saúde, utilização da rede conveniada e reclamações e informações recebidas pelos canais de atendimento da ANS até junho de 2016.

Os Dados Gerais representam uma primeira aproximação aos números do setor através de tabelas e mapas contendo informações sobre beneficiários, operadoras e taxa de cobertura dos planos. No ANS Tabnet, o usuário encontra um conjunto de consultas pré-definidas que dão um panorama mais amplo da Saúde Suplementar no país. Na opção “Baixar bases de dados”, os usuários podem obter diretamente as bases e realizar suas próprias consultas e tabulações. Por fim, disponibilizamos para o público umaapresentação padrão que sintetiza em gráficos as informações do setor. Nesta ferramenta, o usuário pode capturar os gráficos e reutilizá-los em suas próprias apresentações.

Números do trimestre – Em junho de 2016, o setor registrou 48.5 milhões de beneficiários em planos de assistência médica no país, número ligeiramente inferior ao verificado em março, 48.8 milhões. Destes, 32.1 milhões estão em planos do tipo coletivo empresarial (eram 32.3 milhões em março); 9.5 milhões na modalidade individual/familiar (9.5 milhões em março); e 6.5 milhões em coletivos por adesão (6.5 milhões em março).

Verifica-se que a única modalidade que não sofreu queda no número de beneficiários, e sim um ligeiro aumento, foi a dos planos coletivos por adesão.

Para um retrato mais atualizado do setor, visite a Sala de Situação.

*Informações da ANS

Fonte: SaúdeJur