Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Paciente com câncer recebe remédio vencido em hospital da capital de MS

Medicamento foi entregue sem conferência da data de validade.
Hospital abrirá sindicância e presta assistência à família.


Uma paciente em tratamento contra o câncer recebeu um medicamento vencido no Hospital de Câncer Alfredo Abrão, em Campo Grande. Com prazo de validade de fevereiro, a mulher de 50 anos procurou a unidade ao perceber que o remédio estava sendo ministrado de forma errada.

À TV Morena, a direção do hospital informou que será aberta uma sindicância para investigar o caso. Ainda de acordo com a instituição, a paciente era a única que consumia o medicamento.

Internada desde 14 de outubro, a mulher trata um câncer abdominal, que teve origem no ovário e intestino, mas já estava em tratamento desde maio.

Na noite de quarta-feira (21), a mulher recebeu o remédio sem que fosse checada a data de validade.

De acordo com a direção do hospital, duas bolsas de medicamentos vencidos estavam misturados a um novo lote. O caso foi considerado isolado e a família da paciente está recebendo toda a assistência.

Fonte: G1/MS