Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Contratação de planos de saúde médico-hospitalar cresce 2,5%

O mercado brasileiro de planos de saúde médico-hospitalar encerrou 2014 com crescimento de 2,5% em relação a 2013, ao registrar 50,84 milhões de beneficiários. Um acréscimo de 1,26 milhão de vínculos em 12 meses. Em dezembro de 2014, o crescimento foi de 0,9% em comparação a setembro de 2014. Os dados são do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e constarão do boletim Saúde Suplementar em Números, a ser publicado na próxima segunda-feira (9/2).

O IESS identificou que a expansão do total de beneficiários foi impulsionada pelos planos coletivos empresariais, que registraram crescimento de 3,3% em 12 meses, ao atingir 33,70 milhões de vínculos ao término de 2014. O que equivale a um acréscimo de 1,07 milhão de beneficiários. Em dezembro de 2014, em relação a dezembro de 2013, as contratações subiram 1,1%.

“Notamos que a baixa atividade econômica atingiu o mercado de saúde suplementar, que mostra sinais de perda de ritmo de crescimento”, afirma Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do IESS. “No entanto, não resta dúvida de que o crescimento de 2,5% deve ser celebrado já que o PIB de 2014 deve ter fechado próximo de 0%”, analisa.

Já os planos coletivos por adesão também registraram crescimento no período de 12 meses: alta de 2,6%. Isso representou um acréscimo de 171 mil vínculos em todo o País. Em dezembro de 2014, em relação em relação a setembro de 2014, a alta foi de 1,4%.

O IESS também chama a atenção para o aumento do número de beneficiários de planos individuais. Em 2014, foram registrados 9,98 milhões de vínculos, um incremento de 0,9%. “Os planos individuais ainda têm uma participação importante, pois respondem por quase 20% de todos os vínculos dos planos de saúde médico-hospitalar”, observa Carneiro.

O boletim Saúde Suplementar em Números destaca ainda o crescimento dos beneficiários dos planos exclusivamente odontológicos. Ao término de 2014, foram registrados 21,41 milhões de vínculos, um crescimento de 5,6% em 12 meses, ou 1,13 milhão de beneficiários. Em dezembro de 2014, a expansão foi de 2,3% em comparação a setembro de 2014.

As informações do boletim Saúde Suplementar em Números se baseiam em dados do sistema da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que acabam de ser atualizados.

(Informações do IESS)

Fonte: SaúdeJur