Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Pacientes aguardam mais de 24h por exame e internação em hospital de SP

Flagrante foi feito no Hospital Dante Pazzanese, referência em cardiologia.
Secretaria diz que demora ocorre por causa de reforma em pronto-socorro.


Pacientes esperavam mais de 24 horas, nesta segunda-feira (17), para exame e internação no pronto-socorro do Hospital Dante Pazzanese, uma referência nacional em cardiologia, administrado pelo governo do estado, na Vila Mariana, Zona Sul da capital paulista.

O Bom Dia São Paulo entrou na espera do pronto-socorro e filmou com o celular a situação dos pacientes. Muitos contaram que tinham acabado de sofrer um infarto. E, mesmo assim, esperavam horas, sentados, e em jejum.

As cadeiras da sala de espera eram disputadas no fim da tarde desta segunda. Um homem se preparava para passar a segunda noite aguardando um exame de cateterismo. E não era o único paciente que estava em jejum. Outro homem aguardava a terceira cirurgia cardíaca, sentado em uma das cadeiras.

Uma idosa de 93 anos só conseguiu a maca depois de 30 horas de espera sentada em uma cadeira. Pelo menos 15 pessoas aguardavam leito, internadas no pronto-socorro, nesta segunda. Alguns em macas pelos corredores, outros nas cadeiras mesmo.

A Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelo Instituto Dante Pazzanese, disse, em nota, que a demora no atendimento se deve à uma reforma no pronto-socorro. Essa reforma vai abrir 62 novos leitos, totalizando cem vagas na emergência. As obras devem durar mais um ano.

A secretaria disse também que o instituto prioriza os casos graves e nenhum paciente deixa de ser atendido. E que cerca de 80% dos atendimentos no Dante são de baixa complexidade, e deveriam ser tratados em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Fonte: G1/SP