Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Suspeita de erro médico faz velório ser interrompido em Caxias do Sul

Corpo foi retirado do local do velório para realização de necropsia

O velório de uma adolescente de 17 anos foi interrompido pela Polícia Civil de Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, no início da tarde desta quinta-feira (10). De acordo com a delegada plantonista Marinês Trevisan, o pai e a irmã da vítima registraram uma denúncia sobre erro médico como causa da morte da adolescente.

Após o registro da ocorrência, o Departamento de Perícias do Interior foi ao local onde o corpo estava sendo velado para recolher o corpo e realizar a necropsia. O exame irá apurar se houve erro médico da equipe. O laudo, no entanto, não tem previsão de ser concluído.

A estudante passou por uma cesariana na última semana no Hospital Geral de Caxias do Sul e, segundo familiares, durante o parto a bexiga dela foi cortada, o que teria agravado o quadro da paciente, que chegou a ficar em coma e morreu no final da tarde de quarta-feira (9).

O velório chegou a ser iniciado nesta quinta-feira (10) na capela mortuária do bairro Fátima, em Caxias do Sul. A previsão é que o velório seja retomado ainda nesta quinta-feira, após a liberação do corpo aos familiares.

Fonte: G1