Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Médicos de MT são obrigados a se especializarem em pediatria

CRM baixou resolução que obriga médicos a se especializarem em pediatria. Presidente diz que reduziu número de profissionais que se dedicam à àrea.

O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) criou uma resolução que obriga os médicos que trabalham em pronto-atendimentos a se capacitarem para atender casos de urgência e emergência envolvendo crianças. De acordo com o CRM, os municípios terão que oferecer a capacitação adequada aos médicos que atuam nas unidades de saúde. A medida deve ser cumprida em até 18 meses.

Conforme o pediatra Arlan de Azevedo Ferreira, cada vez mais há menos profissionais da medicina se dedicam à pediatria. Os baixos salários e a rotina de trabalho puxada têm contribuído para a baixa procura dos estudantes pela especialidade. Essa situação reflete no atendimento às crianças que chegam nas unidades de saúde.

O CRM informou que em todo o estado há 302 médicos pediatras. Só na capital 161. Enquanto faltam médicos, sobram pessoas procurando por atendimento especializado. O Hospital Universitário Júlio Müller é referência no atendimento pediátrico. São cerca de 35 médicos pediatras, além de médicos residentes em pediatria.

A resolução impõe critérios para o atendimento de urgência e emergência em unidades de saúde e obriga os médicos que trabalham em pronto-atendimentos, pronto-socorros, policlínicas ou qualquer outra instituição que receba esses casos, a se capacitarem na área.

Outro ponto que os médicos discutem é a procura pela especialização em pediatria, que teve uma queda nos últimos anos. Hoje, são poucos os residentes que buscam essa especialidade. Geralmente, a concorrência é a de dois por vaga. O motivo, segundo eles, a jornada de trabalho extensa e a baixa remuneração.

Fonte: Expresso MT