Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Uma perícia médica exemplar

*Por Julio Abramczyk

Nas oito laudas do excelente relatório da junta médica designada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, para realização de perícia médica em José Genoino são citados critérios e diretrizes da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) para definição de gravidade em doenças do coração e vasos arteriais.

Na segunda diretriz brasileira de cardiopatia grave, publicada nos ``Arquivos Brasileiros de Cardiologia``, em agosto de 2006, cardiopatia grave está relacionada à capacidade de o paciente exercer funções laborais e ao prognóstico.

Uma cirurgia pode alterar para melhor a evolução de muitas doenças do coração, modificando também a gravidade de uma cardiopatia no momento em que o paciente é examinado.

A junta médica --composta por cinco cardiologistas clínicos e cirurgiões --concluiu que a cardiopatia de José Genoino não se caracteriza como grave em seu atual contexto clínico-cirúrgico, apresentando expectativa de evolução favorável, com base na história clínica do paciente e em exames físicos, laboratoriais e especializados, como a angiotomografia computadorizada da aorta e das coronárias.

Os médicos relatam que a dissecção da aorta ascendente foi corrigida, tratada e resolvida; a hipertensão é leve a moderada; e que há alteração do colesterol e da coagulação, tratados com medicamentos.

Julio Abramczyk, médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico. Na Folha desde 1960, já publicou mais de 2.500 artigos. Escreve aos sábados na seção `Saúde`.

Fonte: Folha de S.Paulo