Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Humanização: relato de um paciente do SUS

Fazer parte da área da saúde é ter a capacidade de enxergar no outro a própria imagem (). Esta é a frase que marca o início da mensagem de agradecimento de um paciente do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. E é com esta visão que o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) trabalha e que permitiu a um hospital como o Jayme Santos Neves ser o que é: referência em atendimento humanizado e de qualidade.

O agradecimento é do paciente Marcelo Henrique Rabello Queiroz, de João Neiva, atendido e operado no mês de outubro na unidade. Era início do mês, por volta das 22 horas, quando Marcelo deu entrada no Pronto Socorro, transferido de outra unidade, para a realização de exames. Após ser acolhido e passar pela classificação de risco, já no dia seguinte foi realizada uma série de exames laboratoriais, colonoscopia e raios-x, constatando a necessidade de operar. A cirurgia de abdome era complexa, porém foi realizada no mesmo dia.

Esta agilidade na acolhida, na classificação e no atendimento que permitiram a realização do procedimento cirúrgico em menos de um dia, renderam uma série de elogios e um paciente que hoje, ainda em tratamento na Santa Casa de Misericórdia em Vitória, esteja bem e junto a sua família e que inclusive já retornou ao hospital para consulta de acompanhamento ambulatorial.

Conforme Marcelo relata na carta, as dúvidas e aflições eram muitas já que seria atendido, então, em uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante minha transferência em uma ambulância fui com a minha esposa. Por todo trajeto, eu pensava sobre onde eu estaria sendo levado, como seria recebido, como seria tratado, em que mãos estaria sendo entregue a minha vida. Porém, toda a incerteza passou. Foi o melhor atendimento que eu tive em minha vida. Ao término daquele primeiro momento de dor e incertezas e depois de decorrido 11 horas eu finalmente estava entrando no centro cirúrgico. Durante este tempo os médicos puderam realizar todos os exames necessários e ter um diagnóstico sobre o meu problema.

Neste relato quero parabenizar a todos os colaboradores destes dois hospitais (Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves e Santa Casa de Misericórdia), os que já me atenderam e aquele que ainda estão atendendo, desde o corpo clínico até a administração. O SUS funciona bem, quando os profissionais que estão envolvidos neste processo desejam realizar um atendimento humanizado, pois foi isto que eu encontrei nestas instituições. Afinal, ninguém procura atendimento da saúde para brincar de estar doente, destaca.

Marcelo agradece também ao secretário da Saúde, José Tadeu Marino, pela nova abordagem que a saúde está recebendo no Espírito Santo. Trabalho realizado por meio de investimentos, capacitações, compra de equipamentos e oferta de leitos. Sempre tive uma impressão não muito agradável do SUS. Quando saí do meu município e fui para o Jayme, eu estava completamente aflito e todo atendimento que eu tive, o carinho, a preocupação, em especial das enfermeiras e da Ouvidoria, me alegrando e dando incentivo, mudou a minha concepção sobre a saúde pública. Temos muito a melhorar, mas este sem dúvida foi um atendimento e tratamento digno. E para mim gratidão é algo que devemos expor e por isso resolvi enviar uma mensagem para os gestores da saúde do nosso Estado, conta.

Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo