Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Paciente invade centro de saúde e quebra consultório em MS

Crime foi em Centro Regional de Saúde (CRS) de Campo Grande.
Secretário Invandro Fonseca diz que prefeitura investiga outros casos.


Um homem, de 37 anos, foi preso na noite de quarta-feira (25) após depredar um dos consultórios do Centro Regional de Saúde (CRS) do bairro Aero Rancho, em Campo Grande. A Polícia Civil foi até o local na manhã desta quinta-feira (26). “Vamos levantar os danos causados pelo autor. Já foi feito o flagrante e vamos abrir um inquérito para apurar o caso”, informou o delegado Ivahyr Luiz de Campos.

A gerente do centro de saúde, Marinalva Machado, informou ao G1 que o paciente chegou ao local por volta das 20h (de MS) e foi atendido por uma médica por volta das 20h15. “Não houve demora, ele esperou por mais ou menos 15 minutos”, disse.

Segundo informações do boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil, após ser atendido, o paciente foi até uma farmácia do bairro. Ele não encontrou o medicamento prescrito pela médica e voltou à unidade de saúde para trocar a receita dada pela profissional.

Segundo a gerente, o paciente retornou ao centro de saúde por volta das 22h. “Ele foi direto para o consultório e abriu a porta. A médica estava com outro paciente e pediu para ele aguardar, mas ele entrou na sala e quebrou tudo”, relatou a gerente.

Após depredar o consultório, o paciente tentou fugir mas foi contido por guardas municipais e preso por policiais militares.

O secretário de saúde de Campo Grande, Ivandro Fonseca, disse ao G1 que os servidores que estavam no local avisaram as autoridades e registraram um boletim de ocorrência.

Segundo Fonseca, o suspeito quebrou cadeiras, mesas, um negatoscópio (aparelho para visualização de chapas radiográficas), um estetoscópio (instrumento para auscultar sons dos pulmões), um suporte de papel toalha. As portas do consultório e do centro de saúde também foram danificadas. “Ainda estamos avaliando o prejuízo”, disse o secretário.

Crime
De acordo com o delegado, o paciente foi levado para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), ouvido pela polícia e liberado após pagamento de fiança no valor de R$ 678, que equivale a um salário mínimo.

Ele deve responder pelo crime de dano, qualificado por ter sido cometido contra o patrimônio da União, Estado ou Município.

Investigação
O secretário de saúde de Campo Grande informou ainda que outros casos parecidos estão sendo investigados pela prefeitura.

“Recebemos denúncias de que pessoas estariam entrando dentro das unidades de saúde e depredando o patrimônio, quebrando equipamentos e prejudicando o atendimento à população. No Centro de Especialidades Médicas, por exemplo, os servidores encontraram borra de café dentro de um dos equipamentos de raio-x”, relatou Fonseca.

Fonte: Globo.com