Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Hospitais com nota máxima no tratamento de enfartes e AVC são todos públicos

Nenhuma unidade conseguiu a classificação mais elevada na qualidade do tratamento da pneumonia em crianças, segundo a última avaliação da Entidade Reguladora da Saúde.

O Hospital de Santa Marta, em Lisboa, é o único do país a merecer a nota máxima no tratamento do enfarte agudo do miocárdio no conjunto das unidades já sujeitas a avaliação da excelência clínica, nesta área específica, pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Os hospitais de S. João (Porto), o de Gaia, o de Matosinhos e o da Feira são, por sua vez, os únicos que conseguem a classificação mais elevada na qualidade do tratamento do acidente vascular cerebral (AVC), a crer nos últimos dados do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SiNAS) divulgados nesta terça-feira.

A maior parte dos estabelecimentos obteve a classificação intermédia (qualidade II) nesta área, mas também há casos de hospitais que se ficam pela nota mais baixa (qualidade I). O SiNAS avalia, entre outras coisas, os cuidados prestados no momento inicial do internamento aos “doentes-padrão” com diagnóstico de enfarte agudo do miocárdio, tal como a prescrição de terapêutica adequada no momento da alta, nos casos de enfarte e AVC.

Pela primeira vez desde que examina a qualidade dos estabelecimentos com internamento (começou em 2010), a ERS avaliou este ano as unidades de cuidados intensivos e, nesta área, apenas cinco hospitais obtiveram a classificação máxima — os de Vila Real, de Gaia, Guimarães, Feira e o Curry Cabral (Lisboa). Além disso, nenhum conseguiu a nota mais alta no tratamento da pneumonia em crianças.

Também nenhum hospital privado ou do sector social (misericórdias), do conjunto dos que já disponibilizaram dados à ERS, obteve a classificação de topo em qualquer uma destas áreas. O AVC e o enfarte agudo de miocárdio são duas das principais causas de morte em Portugal.

De resto, na mais recente avaliação a 162 hospitais públicos, privados e do sector social de Portugal na dimensão da excelência clínica, os resultados a nível global são muito bons: a maior parte dos estabelecimentos (102) cumpre os parâmetros requeridos em termos de qualidade clínica. Dos 18 que não conseguiram estrela, em 12 não foi possível chegar a conclusões apenas porque os dados recolhidos não se revelaram suficientes ou ainda estavam a ser organizados. Os restantes seis recusaram-se a ser avaliados.

Nas outras áreas examinadas pela primeira vez este ano — além das unidades de cuidados intensivos, a cirurgia vascular e a cirurgia do cólon —, a maior parte não passou da nota intermédia. Os estabelecimentos públicos conseguiram obter a classificação máxima noutras áreas avaliadas (sobretudo na cirurgia de ambulatório, nos partos e cuidados pré-parto, nas histerectomias e nas artroplastias total da anca e do joelho). Alguns dos estabelecimentos privados e do sector social conseguiram também colocar-se no topo deste rating, mas basicamente nas áreas das histerectomias e das artroplastias.

Fonte: www.publico.pt