Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Médicos que se formam `fora de casa` vão trabalhar nas capitais

Levantamento aponta que faculdades não fixam profissional no interior

Abrir cursos de medicina no interior do país não vai resolver a falta localizada de médicos, afirma o Conselho Federal de Medicina com base no estudo ``Demografia Médica no Brasil 2``.

Os dados colhidos durante as últimas três décadas indicam que o médico que se forma em uma cidade diferente da sua cidade natal tende a se fixar em capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, diz Mario Scheffer, coordenador do estudo.

Do total de médicos que saíram de sua cidade natal para cursar medicina, entre 1980 e 2009, apenas 25,3% ficaram na nova cidade -60% desses em grandes capitais. Outros 37% voltaram ao município natal -um terço desses para São Paulo e Rio.

``A escola de medicina não está fixando o médico. Essas escolas de interior funcionam mais como repúblicas de estudantes que saem dos grandes centros e depois voltam``, diz.

O estudo não verifica a fixação do profissional após a residência médica.

Há duas semanas, a Folha revelou que o governo vai direcionar a abertura de novos cursos de medicina para cidades que carecem dessas escolas, de médicos e que têm estrutura para receber alunos -incluindo a residência médica.

``Vem o governo, com efeito cosmético, tentar enganar e dizer `com mais escolas, e trazendo médicos de fora, e sem avaliar sua competência, o problema [da falta de assistência] estará resolvido`. É um equívoco``, diz Roberto D`Ávila, presidente do CFM.

Para a entidade, a solução passa por melhorar a estrutura da rede pública de saúde e criar uma carreira de Estado para o médico do SUS.

INTERIOR x CAPITAL

Segundo o estudo, o país atingiu a marca de 2 médicos por 1.000 habitantes em 2012 -índice que chega a 2,67 no Sul e cai para 1,01 no Norte.

Há disparidade, também, dentro dos Estados. A proporção de médicos em capitais chega a ser até quatro vezes maior que a proporção no Estado como um todo -e, assim, que cidades do interior.

A pesquisa mostra, ainda, que os médicos formados no exterior -brasileiros ou estrangeiros- estão em maior número nas grandes capitais.

O Ministério da Saúde diz que as novas regras levam em conta a fixação, pois demandam estrutura na rede de saúde e vinculação à residência médica (união que tende a fixar mais o médico).

Fonte: Folha de S.Paulo / JOHANNA NUBLAT