Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Jovem que fez lipo não teve morte cerebral, diz hospital

Casa de Saúde volta atrás do que havia informado

Uma falha na comunicação. Assim, a Casa de Saúde e Maternidade de São Carlos anunciou que o quadro da manicure Nayara Cristina Patracão, 24, internada após complicações decorrentes de uma lipoaspiração, não é de morte cerebral.

O anúncio foi feito anteontem à noite, dois dias após o hospital ter informado que o quadro era de morte cerebral.

``Oficialmente, em nenhum momento, a Casa de Saúde falou em morte``, diz o diretor-superintendente do hospital, Fernando Augusto de Luca.

Ele diz que a mãe da jovem soube da suposta morte cerebral numa conversa informal com um neurologista. Afirmou ainda que pode ter havido uma interpretação equivocada.

A nota divulgada anteontem foi distribuída por uma assessoria contratada para ``gerenciar a crise`` após o caso.

No dia 7 de janeiro, Nayara passou por uma lipoaspiração e abdominoplastia na Santa Casa de Descalvado.Após sofrer parada cardíaca durante a cirurgia ela foi transferida para São Carlos.

Na quarta, a família pediu que outros médicos reavaliassem a jovem -eles, então, constataram uma leve atividade cerebral de Nayara. Ontem, o hospital faria nova avaliação. O laudo não foi divulgado até a conclusão desta edição.

Fonte: Folha de S.Paulo