Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cirurgião plástico nega erro médico em cirurgia que provocou a morte de miss em Goiânia; polícia apura o caso

Após cinco dias em silêncio, desde a morte de Louanna Adrielle Castro Silva, 24, no sábado (1º), o cirurgião plástico responsável pelo procedimento, Rogério Morale de Oliveira, negou que houve erro dos profissionais de saúde. Em nota divulgada nesta quarta-feira (5), ele afirma que em nenhum momento houve negligência ou imperícia de sua parte ou de qualquer outro componente da equipe médica.

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Oliveira diz que aguarda os laudos do IML (Instituto Médico Legal) para esclarecer as causas da morte. Morale diz, na nota, que todo procedimento foi realizado de acordo com as normas técnicas adequadas e com a assistência de profissionais anestesistas, em centro cirúrgico equipado do Hospital Buriti, no bairro Parque Amazônia, em Goiânia.

Segundo ele, durante a cirurgia Louanna teve duas paradas cardíacas que foram revertidas pela equipe médica. O cirurgião garante que, após a estabilização do quadro clínico, ela foi transferida para UTI do Hospital Monte Sinai, no bairro Ipiranga, onde chegou estável e em bom estado geral. “Mas, por causa ainda não esclarecida, veio a falecer neste mesmo hospital, após algumas horas."

O médico alega ainda, na nota, que as fatalidades ainda podem ocorrer no exercício da medicina. “O risco é e sempre será inerente a todo ato cirúrgico e nem todo mal resultado quer significar que houve erro médico."

Investigação

As causas da morte de Louanna Adrielle, eleita miss Jataí Turismo neste ano, são apuradas no 13º Distrito Policial de Goiânia. O inquérito policial está sob a responsabilidade da delegada Mirian Aparecida Borges de Oliveira, que começou a ouvir nesta quarta-feira (5) os envolvidos no caso.

O marido da vítima Giuliano Cabral Chaves, 35, diz que Rogério Morale prometeu uma estrutura e não cumpriu. Segundo ele, o médico afirmou que o hospital, em Goiânia, teria UTI para atender a jovem, mas não foi o que ocorreu.

As investigações dependem dos laudos do IML, principalmente, o que apontará se houve ou não consumo de drogas. Uma possibilidade que foi anunciada por um médico, ainda não identificado, do Hospital Monte Sinai, no relatório encaminhado ao IML, no sábado, 1º.

A família de Louanna contesta a tese. O marido da vítima Giuliano Cabral Chaves, 35, diz que a informação não é verdadeira.

“Fiz a ocorrência e pedi que fossem feitos laudos oficiais pelo IML porque Louanna não tinha vícios. Não realizaram nenhum tipo de exame toxicológico, citam uma amiga no relatório, mas não colocaram o nome dela, o médico nem assinou, mas já sabemos de quem é a letra. Ela não usava drogas e nem bebia álcool. Isso foi uma calúnia que deixou a nossa família mais transtornada ainda.”

Fonte: UOL