Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

II Fórum de Medicina do Esporte do CFM debate preparação médica para Copa e Olimpíadas

As novas regras para controle da atuação do médico na medicina do exercício e do esporte estarão no centro das discussões do II Fórum de Medicina do Esporte do Conselho Federal de Medicina (CFM), previsto para o dia 27 de novembro, na sede da entidade, em Brasília (DF). O encontro será aberto com uma discussão sobre os riscos e benefícios da especialidade, com participação de Nabil Ghorayeb, chefe da seção médica de Cardiologia do Exercício e do Esporte do Instituto Dante Pazzanese; e de Ricardo Munir Nahaas, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).

Após o debate, a legislação relacionada à atividade ganhará espaço nas discussões, com a moderação do fisiatra e conselheiro federal Cláudio Balduíno Souto Franzen. A conferência será seguida de apresentação sobre “As leis e o CFM”, com relatoria do 3º vice-presidente da entidade, Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti, coordenador da Câmara Técnica de Medicina do Esporte do CFM. O conselheiro avalia a importância do debate sobre o assunto: “As discussões do fórum terão importantes resultados, porque nele vamos definir as regras para controle do exercício da medicina nos esportes em geral, para segurança do ato médico nos locais onde se praticam atividades esportivas, inclusive recreativas”, analisa.

No período da tarde, o encontro também discutirá temas como o atleta de alto rendimento, avaliação pré-participação, além da preparação médica para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas. As discussões contarão com a participação do ex-jogador Wilson Piazza e de representantes do clube carioca Flamengo, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

As inscrições para o encontro estão abertas e são gratuitas.

Fonte: CFM