Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Falso dentista é flagrado pela 3ª vez em MT atendendo dentro de casa

Flagrante ocorreu em Colniza (MT), quando o suspeito atendia um paciente.
Ele chegou a declarar que já arrancou 18 dentes de uma mulher em um só dia.


Um homem que se passava por falso dentista foi flagrado por fiscais do Conselho Regional de Odontologia atuando pela terceira vez em Mato Grosso. Dessa vez, o flagrante foi na cidade de Colniza, a 1.065 quilômetros de Cuiabá, onde o suspeito abriu um consultório dentro da própria residência e começou a atender os moradores da região como se fosse dentista.

José Elias dos Santos foi flagrado, no último dia 8, quando um dos fiscais do Conselho se passou por paciente, marcou uma consulta e foi atendido. O falso dentista confirmou que fazia todo tipo de tratamento, como obturação e canal. Ele também prescrevia medicação e concedia atestado médico, mas, segundo o Conselho, ele nunca passou por uma faculdade.

Além disso, durante o atendimento, o falso dentista não usou luvas e nem equipamentos apropriados. Quando os fiscais chegaram à residência, um outro paciente já estava sendo atendido por José Elias, que não queria encerrar a consulta mesmo com a presença dos fiscais.

“Eu aprendi isso com um formado há mais de 40 anos atrás”, disparou o falso médico à reportagem da TV Centro América e que acabaou sendo obrigado pelos fiscais a encerrar o atendimento. O suspeito ainda confirmou que já chegou a extrair 18 dentes de uma paciente em apenas uma consulta. “Tirei de uma mulher um dia 18 dentes. E ela tremia de medo”, frisou.

Os fiscais desmontaram o consultório e apreenderam os equipamentos que estavam no local, como caneta de procedimento, mistura com lâmpada automotiva e materiais de escritório.

O falso dentista e os materiais apreendidos foram encaminhados para a delegacia. Ele vai responder por exercício ilegal da profissão e, após, prestar depoimento, foi liberado.

De acordo com o Conselho Regional de Odontologia, 10 falsos dentistas foram flagrados atuando em Mato Grosso nos últimos meses.

Fonte: Globo.com