Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Idosa de 88 anos internada com fratura em Novo Hamburgo (RS) recebe pino em perna errada

Uma idosa de 88 anos, internada há duas semanas para ser submetida a uma cirurgia no fêmur esquerdo, recebeu, finalmente, na última sexta-feira (6), um pino de platina.

Porém, do lado errado. O erro médico ocorreu no Hospital Municipal de Novo Hamburgo --cidade a 35 km de Porto Alegre--, no Vale do Sinos.

Maria Nunes da Silva sofreu uma fratura na perna esquerda e aguardava a cirurgia. A demora na operação ocorreu devido a falha em um equipamento, que precisou ser trocado.

No momento da cirurgia, a equipe médica, que já monitorava a paciente desde sua internação, disse ter perdido os exames de raio-X, conforme relatou uma familiar da idosa.

“O médico disse que errar é humano e que não tinha como guardar na cabeça detalhes de todos os pacientes. Então, perguntamos a ele sobre o prontuário. Ele disse que tinham perdido”, relatou a neta da idosa, Cristiane Andreia da Rosa, 32.

No momento da operação, o médico conta que questionou a própria paciente sobre qual perna precisava ser operada. A idosa informou ser a direita. “Mas não dá para confiar, porque ela tem 88 anos e não está totalmente lúcida”, disse Cristiane.

Sem explicações

O erro foi descoberto ainda na sexta-feira. De acordo com Cristiane, quem informou a família de que um problema havia ocorrido dentro do bloco cirúrgico foi um outro paciente. “A operação acabou às 16h45min. Mas só nos foram dar explicações perto da meia-noite.”

No dia seguinte, uma nova cirurgia foi marcada para a colocação do pino de platina na perna correta. Indignada com a situação, a família registrou queixa na delegacia e promete processar a equipe médica.

Nesta segunda-feira (9), a FSNH (Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo), que administra o hospital, divulgou uma nota na qual reconhece o erro e irá apurar de quem é a responsabilidade.

A paciente está estável e deve receber alta esta semana. “Ela está bem na medida do possível, mas não tem condições de sair do hospital ainda”, reclama a neta.

Fonte: UOL