Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

terça-feira, 12 de junho de 2012

SP vai ter três novos cursos de medicina

Graduações são em Rio Preto e Votuporanga

O Estado de São Paulo contará com acréscimo de cerca de 10% nas vagas oferecidas nos vestibulares de medicina até o ano que vem. As autorizações já foram liberadas pelo Ministério da Educação.

Três instituições privadas passarão a oferecer o curso -duas em São José do Rio Preto e uma em Votuporanga.

A expansão é criticada pelo Conselho Regional de Medicina, que afirma temer problemas de qualidade.
A Faceres, em São José do Rio Preto, vai oferecer 80 vagas, sendo 40 com vestibular em julho. As mensalidades são entre R$ 4.500 e R$ 5.000.

Na mesma cidade, a Unilago também deve abrir seleção para este segundo semestre. A escola foi autorizada a oferecer 80 vagas anuais.

O Centro Universitário de Votuporanga, que pode abrir até 60 postos, não definiu quando será o vestibular.

No país todo, serão 800 novas vagas particulares e 1.615 federais. Na semana passada, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que seriam criadas cerca de 2.500 vagas, mas não havia divulgado onde.

Segundo Mercadante, estudos mostram que há carência de profissionais no país. Ele aponta que há 1,8 médico para cada mil habitantes no Brasil, número abaixo dos EUA (2,4) e Reino Unido (2,7).

A expansão foi criticada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina de SP, Renato Azevedo Júnior.

Segundo ele, no Estado já há uma média de 2,6 médicos para cada mil habitantes.

``Essa liberação deve ter sido fruto de lobby das faculdades e de prefeitos, pois um curso de medicina ajuda a economia local.``

O governo Dilma disse que as novas vagas atendem a critérios de qualidade. Mas não soube explicar por que todas em São Paulo estão na região de São José do Rio Preto.

As novas 2.415 vagas

SP
220 em instituições privadas (160 em São José do Rio Preto e 60 em Votuporanga)

MG
220 em federais
240 em instituições privadas

SUL
40 em federais
60 em instituições privadas

CENTRO-OESTE
270 em federais

NORDESTE
775 em federais
280 em instituições privadas

NORTE
310 em federais

Fonte: Folha de S.Paulo / FÁBIO TAKAHASHI