Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

CFM terá assento na Associação Internacional de Bioética

Pela primeira vez, uma entidade exclusivamente de médicos terá um assento na Associação Internacional de Bioética (International Association of Bioethics – IAB), representando um avanço significativo para a Medicina e a Bioética no Brasil.

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d’Avila, foi o terceiro mais votado pelos associados da IAB no dia 3 de junho, quando a Associação organizou a votação para renovar parte de sua diretoria. “O voto dos associados em um representante brasileiro reflete o conhecimento que eles têm do Brasil na questão da Bioética, do trabalho que o Brasil faz nessa área”, aponta d’Avila.

Com a eleição, a América Latina estará representada por quatro anos pelos dois novos membros recém-eleitos – Roberto Luiz d’Avila (Brasil) e Florencia Luna (Argentina) –, além de José Eduardo Siqueira, que continua representando a Sociedade Brasileira de Bioética por mais dois anos.

Siqueira enumera alguns avanços obtidos a partir de sua atuação na diretoria da IAB, como incluir nos congressos da Associação, cuja língua oficial é o inglês, sessões dedicadas à língua portuguesa e espanhola. “Agora em Roterdã, por exemplo, criamos um network sobre a Bioética na Ibero-américa. Esse espaço é muito importante porque é onde se troca ideias. Tradicionalmente, Europa e Estados Unidos representam muita força na área, mas esse espaço é uma vitrine para mostrarmos a Bioética da América Latina, Espanha e Portugal”, comenta.

A posse ocorrerá durante o 11º Congresso Internacional da Associação, de 26 a 29 de junho, na cidade de Roterdã, Holanda. Na ocasião, o presidente d’Avila e José Eduardo de Siqueira promovem uma apresentação do novo Código de Ética Médica brasileiro (Resolução CFM 1.931/2009), revisado e atualizado para incorporar mais de 20 anos de mudanças após a publicação do código anterior, em 1988.

Fonte: CFM