Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Células-tronco elevam risco de 2º infarto, diz estudo

Após um infarto, as células-tronco viajam desde a medula espinhal até o baço e aumentam o risco de uma segunda parada cardíaca, segundo um estudo de cientistas americanos publicado na última quarta-feira (27) pela revista científica Nature.

Nove em cada dez pessoas que sofrem infarto do miocárdio pela primeira vez sobrevivem, mas depois do primeiro ano correm um risco maior de reincidência, cerca de 18% mais, cujos motivos são desconhecidos.

Muitos desses pacientes sofriam aterosclerose, uma cardiopatia que se caracteriza pela acumulação de depósitos de gordura ou placas de ateroma na parede interna das artérias, que, segundo o autor principal do estudo, Matthias Nahrendorf, aumentam ainda mais depois do primeiro infarto.

"Descobrimos que, após um infarto do miocárdio, células-tronco do sangue viajam desde a medula espinhal até o baço, onde produzem mais células inflamatórias", disse à Agência Efe Nahrendorf, membro da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard e pesquisador do Hospital Geral de Massachusetts (Boston, EUA).

Essas células do baço viajam depois à placa de ateroma, que obstrui a circulação do sangue, e contribuem para seu crescimento e inflamação, o que explicaria por que a repetição do infarto é tão comum.

Segundo Nahrendorf, o estudo mostra que os médicos devem prestar atenção não somente à placa e ao estado das artérias, mas também ao paciente completo, inclusive as células-tronco do sangue.

Os pesquisadores observaram a evolução da placa aterosclerótica em ratos vivos mediante imagens moleculares e estudaram por microscópios o comportamento das células da medula.

Nahrendorf considera que este trabalho proporciona uma nova perspectiva terapêutica para tratar a aterosclerose focando nas células-tronco do sangue.

Esta descoberta abre uma nova via para potenciais tratamentos anti-inflamatórios. "Os remédios disponíveis atualmente combatem o colesterol do sangue e a pressão alta. Agora podemos explorar como a modificação das propriedades das células-tronco do sangue afeta o crescimento da placa aterosclerótica", ressaltou o especialista

Fonte: UOL