Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

SP ganha mais 7 mil endoscopias por ano pelo SUS

Novo serviço terá padrão HC de qualidade e permitirá aumento de 27% no total de exames de colonoscopia pela rede pública

A cidade de São Paulo ganhou nesta semana um novo serviço estadual que permitirá realizar anualmente 7,2 mil novos exames de endoscopia e colonoscopia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Os procedimentos serão realizados no Ambulatório de Especialidades Várzea do Carmo, da Secretaria de Estado da Saúde, localizado na região central.

Com isso, segundo a Secretaria, será possível ampliar em 27% o total de colonoscopias oferecidas na capital pela rede pública.

A iniciativa é fruto de uma parceria com Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina do Estado de São Paulo (FMUSP), que ficará responsável pelo atendimento dos pacientes no local. O serviço está preparado para realizar 600 exames por mês, dos quais 360 colonoscopias e 240 endoscopias.

O agendamento será realizado por intermédio das Unidades Básicas de Saúde municipais, via sistema informatizado da Secretaria.

O ambulatório Várzea do Carmo atende mensalmente cerca de 20 mil pacientes em diversas especialidades e está capacitado para realizar, em média, 200 pequenas cirurgias por mês em áreas como oftalmologia e proctologia. Localiza-se na rua Leopoldo Miguez, 327, no Glicério, centro de São Paulo.


Fonte: Saúde Business Web