Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Sandoz recolhe medicamentos do mercado

A medida deve-se à possibilidade de haver quantidades diferentes do princípio ativo

A empresa farmacêutica Sandoz informou o recolhimento de todos os lotes do medicamento Lectrum (acetato de leuprorrelina) nas concentrações 3,75 mg e 7,5 mg. A medida deve-se à possibilidade de haver quantidades diferentes do princípio ativo.

O remédio - que precisa ser diluído e injetado por um médico ou profissionais de saúde habilitados - é usado no tratamento de câncer de próstata, fibroma uterino e endometriose.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o laboratório divulgue informações sobre o recolhimento nos principais veículos de comunicação, pelo menos, duas vezes por semana.

"A Sandoz esclarece que não há evidências de que o problema encontrado possa causar quaisquer riscos imediatos à segurança dos pacientes, mas, como medida preventiva, visando a diminuir riscos eventuais nos tratamentos, a Sandoz decidiu recolher os lotes dos produtos disponíveis no mercado", diz informe publicitário da empresa, divulgado ontem (20).

A Anvisa orienta os pacientes que fazem uso do remédio a procurar o médico para buscar outro medicamento, enquanto a comercialização do Lectrum estiver interrompida.

Fonte: Saúde Business Web