Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Prefeitura assina projeto de informatização da saúde

Iniciativa visa criar um sistema integrado de informações que qualifique o atendimento ao usuário, as condições de trabalho e a gestão

O secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre, Marcelo Bósio, apresentou na última segunda-feira (26) projeto de informatização da rede de Saúde. A iniciativa visa criar um sistema integrado de informações que qualifique o atendimento ao usuário, as condições de trabalho e a gestão das ações de saúde na capital.

De acordo com Bósio, o sistema permitirá identificar o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), além de criar o prontuário eletrônico deste, implementando o conceito de assistência continuada. O protocolo de intenções foi assinado pelo prefeito José Fortunati, pelo titular da SMS, Carlos Henrique Carsartelli, e pelo diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski.
"Esta é uma ação inovadora que incrementará a gestão e o atendimento ao paciente, tornando-os mais adequados, ágeis e qualificados. Com isso, cada vez mais avançamos na área de saúde da cidade, fortalecendo, ampliando e democratizando o sistema à população", afirmou o prefeito José Fortunati ao Jornal do Comércio de Porto Alegre.

Uma base única de cadastro será criada, com informações do usuário, cadastro território, de estabelecimento e de profissionais. "Hoje, temos vários sistemas que não se falam. Com a unificação, quando o paciente voltar à unidade de saúde, o médico terá todo o histórico registrado, além do resultado dos exames, para dar prosseguimento ao tratamento. Temos o exemplo das farmácias distritais informatizadas: com o novo projeto antes do paciente chegar, o farmacêutico já saberá quais os medicamentos ele vai precisar, sem necessidade de cadastramento", disse Bósio.

A prefeitura informou que até junho do próximo ano, a estruturação da rede e implantação dos pilotos dos programas devem estar prontos, para entrar em funcionamento de forma efetiva no final de 2011.

Fonte: Saúde Business Web