Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Federação Nacional dos Médicos elege novo presidente

Cid Carvalhaes, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), é o novo presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam)

Ele foi eleito dia 19 de junho, durante o X Congresso da Fenam, evento realizado em São Paulo. Cid concorreu em chapa única, denominada Unidade e Luta, e foi eleito por ampla maioria pelos 102 delegados que votaram representando os sindicatos médicos existentes no país.

A nova diretoria, composta pela presidência, duas vice-presidências, 11 secretarias, oito diretorias, além do Conselho Fiscal e seis regionais, comandará a entidade no biênio 2010/2012, priorizando, segundo afirmou o presidente eleito, lutas como a implantação da carreira de Estado para os médicos, a valorização do trabalho médico no Sistema Único de Saúde, o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV), qualidade do ensino médico e aprovação do projeto de lei que estabelece em 7 mil reais o salário mínimo profissional para a categoria (PL).

X Congresso – Representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM) acompanharam de perto os debates realizados durante o Congresso Médico da Federação Nacional dos Médicos, dias 18 e 19 de junho.

Durante a abertura do evento, o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, fez uma exposição sobre “O médico e a realidade brasileira”. Na sequência, o 1º vice-presidente da entidade, Carlos Vital, abordou a revalidação dos diplomas e títulos de especialistas. Participou também o 2º vice-presidente da entidade, Aloísio Tibiriçá, abordando o tema Sistema Único de Saúde (SUS), políticas de saúde e relação com a sociedade.

O Congresso Médico da Fenam é classificado pela diretoria da entidade como um grande momento de avaliação e definição das diretrizes e ações que serão desenvolvidas nos próximos dois anos em favor do médico brasileiro, que, nos últimos anos vem sofrendo um processo de desvalorização, por conta, principalmente, da baixa remuneração e falta de condições de trabalho.

Confira a diretoria eleita da Fenam:

Presidente - Cid Célio Jayme Carvalhaes
1º vice-presidente - Wellington de Moura Galvão
2º vice-presidente - Eduardo Santana
Secretário-geral - Mario Antonio Ferrari
Secretário-geral adjunto - João Batista Botelho de Medeiros
Secretário de Finanças - Jacó Lampert
Secretário de Assuntos Jurídicos - Antonio José Francisco Pereira dos Santos
Secretário de Comunicação - Waldir Araújo Cardoso
Secretário de Formação e Relações Sindicais - José Erivalder Guimarães de Oliveira
Secretário de Formação Profissional e Residência Médica - Edinaldo da Fonseca Lemos
Secretário de Relações Trabalhistas - Antonio Jordão de Oliveira Neto
Secretário de Benefícios e Previdência - Mario Rubens de Macedo Vianna
Secretário de Saúde Suplementar - Márcio Costa Bichara
Secretário da Condição Feminina - Maria Rita Sabo de Assis Brasil
Secretário de Educação Permanente - Edson Guttemberg de Souza

Diretores adjuntos

Assuntos Jurídicos - José Roberto Cardoso Murisset
Comunicação - Francisco Rodrigues Lopes
Formação e Relações Sindicais - Marcelo Miguel Alvarez Quinto
Formação Profissional e Residência Médica - Jorge Eltz
Diretor de Relações Trabalhistas - Tarcisio Campos Saraiva de Andrade
Benefícios e Previdência - João Carrera Bahia
Saúde Suplementar - Casemiro dos Reis Júnior
Condição Feminina - Vânio Cardoso Lisboa

Conselho Fiscal
T1 - Carlos Grandini Izzo
T2 - Luiz Carlos Siqueira Baltazar
T3 - Leonardo Eulálio de Araújo Lima

Suplentes

S1 - Iron Antonio de Bastos
S2 - Darley Rugeri Wollmann Júnior
S3 - Wilson Franco Rodrigues

Representantes junto às entidades sindicais de grau superior

Titular - Clóvis Abrahim Cavalcanti
Suplente - Iron Antonio de Bastos

Fonte: CFM