Minha foto
Advogado. Especialista em Direito Médico e Odontológico. Especialista em Direito da Medicina (Coimbra). Mestre em Odontologia Legal. Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico e Hospitalar - Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador da Pós-graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde (FMRP-USP). Preceptor nos programas de Residência Jurídica em Direito Médico e Odontológico (Responsabilidade civil, Processo ético médico/odontológico e Perícia Cível) - ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico). Membro do Comitê de Bioética do HCor. Docente convidado da Especialização em Direito da Medicina do Centro de Direito Biomédico - Universidade de Coimbra. Ex-Presidente das Comissões de Direito Médico e de Direito Odontológico da OAB-Santana/SP. Docente convidado em cursos de Especialização em Odontologia Legal. Docente convidado no curso de Perícias e Assessorias Técnicas em Odontologia (FUNDECTO). Docente convidado do curso de Bioética e Biodireito do HCor. Docente convidado de cursos de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Diretor da ABRADIMED. Autor da obra: COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Cremepe e PF flagram falso médico no Sertão de Pernambuco

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), com apoio da Polícia Federal, flagrou um falso médico em plena atividade no município de Mirandiba, Sertão de Pernambuco, a 476 quilômetros do Recife.

O flagrante aconteceu no dia 23 de março. Ademir Guerreiro Barbosa foi autuado por exercício ilegal da medicina enquanto prestava atendimento a pacientes na Unidade Mista Municipal Ana Alves de Carvalho. O acusado foi levado para a Delegacia da Polícia Federal de Salgueiro, onde prestou depoimento. O Cremepe vai abrir sindicância para apurar o caso.

Além dele, outros dois nomes são suspeitos de atuar como médicos plantonistas na mesma unidade de saúde, ambos sem o registro no Conselho Regional de Medicina. Segundo informações, eles se passavam por médicos e trabalhavam no hospital dias antes do ocorrido.

O Cremepe abrirá sindicância também para saber se existem médicos envolvidos em acobertar o exercício ilegal da medicina no município. O Conselho levará, ainda, o caso ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para responsabilizar os gestores municipais pelo mau uso de dinheiro público.

Fizeram parte da fiscalização em Mirandiba, o presidente do Cremepe, André Longo; o 2º secretário da entidade e responsável pelo departamento de fiscalização, José Carlos Alencar; a médica fiscal,Polyanna Neves, e a advogada do Conselho, Roberta Fernandes.

Fonte: CFM